VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR






quarta-feira, maio 03, 2006

História

Desde julho de 1643 até fevereiro de 1649, reuniu-se em uma das salas da Abadia de Westminster, na cidade de Londres, o Concílio conhecido na História pelo nome de Assembléia de Wstmisnter. Esse Concílio foi convocado pelo parlamento inglês, para preparar um nova base de doutrina, forma de culto e governo eclesiástico que devia servir a Igreja do Estado nos três reinos.
Em um sentido, a ocasião não foi propícia. Já começara a luta entre o parlamento e o rei, Carlos I, e durante as sessões do concílio o país foi agitado pela revolução em que o rei perdeu a vida e Cromwell tomou as rédeas do governo. Em outro sentido, a ocasião foi oportuna. Os teólogos mais eruditos daquele tempo tomaram parte nos trabalhos da Assembléia. A Confissão de Fé e os Catecismos foram discutidos ponto a ponto aproveitando-se o que havia de melhor nas Confissões já formuladas, e o resultado foi a organização de um sistema de doutrina cristã baseado na Escritura e notável pela coerência em todas as partes.
A Confissão de Westminster foi a última das confissões formuladas durante o período da Reforma. Até agora tem havido na história da Igreja somente dois períodos qeu se distinguiram pelo número de credos ou confissões que neles foram produzidos. O primeiro pertence aos séculos quarto e quinto, que produziram os credos formulados pelos concílios ecumênicos de Nicéia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia; o segundo sincroniza com o período da Reforma. Os símbolos do primeiro período se chamam "credos" - os do segundo "confissões". Uma comparação com o Credo dos Apóstolos, por exemplo, e a Confissão de Westminster mostrará a diferença. O Credo é a fórmula de uma fé pessoal e principia com a palavra "Creio". A Confissão de Westminster segue o plano adotado na Reforma, é mais elaborada e apresenta um pequeno sistema de teologia.
A utilidade de um Confissão de fé evidencia-se na história das Igrejas Reformadas. Sendo a Confissão de Fé de Westminster a mais perfeita que elas conseguiram formular.